O planejamento intenso de atividades a serem realizadas pelo CRCAM este ano foi o foco dos trabalhos realizados no mês de fevereiro. Mesmo com o feriado de carnaval, os trabalhos avançaram nas Câmaras Técnicas e Comissões, além dos contatos realizados pelo Presidente do CRCAM, Manoel Júnior, em busca de parcerias que promovam a valorização profissional. Dentre as ações, destacam-se a busca por parceiros que apoiem os projetos de Educação Continuada.
A seguir, os destaques do mês:
O Presidente Manoel Júnior e a Vice-Presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional (Desenprof), Edna Dinelli, foram à Brasília reunir-se com o Vice-Presidente de Desenprof do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Zafra, em busca de apoio. Eles levaram a proposta de um projeto de Educação Continuada destinado aos profissionais de Contabilidade que atuam no interior do Estado.

As buscas por parceiros locais levaram o Presidente Manoel Júnior a encontrar-se com o Presidente da Rede Amazônica, jornalista Phellipe Daou. Ele apresentou o Projeto de Educação Continuada, destinado aos profissionais de Contabilidade localizados no interior do Estado. 

Uma segunda reunião, ocorreu em seguida, desta vez com a direção do Amazon Sat, em que participaram o CEO da Rede Amazônica, Luciano Maia; a Gerente de Negócios, Cibele Vialle; a Gerente Geral de Conteúdo e Programação, Mariane Cavalcante; e o Gerente de Radiojornalismo, Cristóvão Nonato. Ocasião em que o Presidente do CRCAM, Manoel Júnior, detalhou o projeto de Educação Continuada, com o fim de dar andamento aos estudos de parceria com a Emissora.

O Presidente Manoel Júnior esteve com o Subsecretário da Fazenda (Sefaz), Jorge Jatahy, a fim de entregar uma proposta que solicita o cancelamento da obrigatoriedade de entrega da DeSTDA, beneficiando as empresas do Amazonas inscritas no Simples.
O Presidente Manoel Júnior avaliou como positiva a reunião, principalmente pela receptividade demonstrada pelo Subsecretário Jatahy, que prometeu analisar o pleito, e adiantou que existe bastante coerência quanto ao pedido. Também participaram da reunião, a Presidente do Sescon-AM, Cristina Gonzaga, e os demais membros do sindicato, Robson e Cleide Matheus, e Paulo Euzébio.

Outro assunto tratado junto a Sefaz, pelo Presidente Manoel Júnior, diz respeito a dificuldade que algumas empresas que atuam fora de Manaus enfrentam ao tentar imprimir boletos de cobrança de tributos com datas já vencidas. Manoel explica que a problemática, nesse caso, é que as mesmas têm de imprimir e efetuar o pagamento no mesmo dia, caso contrário, terão de refazer a solicitação dos referidos boletos. Em razão disso, ele apresentou ao Subsecretário da Sefaz, Jorge Jatahy, uma proposta, a fim de que tais empresas tenham um prazo de 72 horas para efetuarem o pagamento após a impressão. 

O Presidente Manoel Júnior e a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional, Edna Dinelli, participaram do I Encontro de Premiação e Incentivo à Pesquisa Científica do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento promovido pelo Departamento de Contabilidade da instituição premiou os acadêmicos que apresentaram os melhores projetos de trabalho de conclusão de curso e as melhores monografias científicas de Ciências Contábeis no Estado. O CRCAM, em parceria com o IPOG, ofereceu duas bolsas de pós-graduação ao primeiro e segundo colocados. Os vencedores foram: 
1° lugar: Bianca Lopes Maia
2° lugar: Marcelo Pontes de Aquino
3° lugar: Enoque de Lima Barros

O Comitê de Desburocratização, que reúne diversas entidades profissionais representativas e órgãos municipais, em um dos encontros realizados nesse mês, tratou da extinção do ICAD, que ocorrerá até agosto desse ano, passando a vigorar outro sistema destinado ao processo de regularização de empresas.  

O CRCAM e a OAB-AM firmaram uma parceria de combate ao Caixa 2 nas Campanhas Eleitorais 2016. Os dois órgãos vão trabalhar juntos na capacitação de profissionais de Contabilidade e advogados, através de palestras sobre prestação de contas. E ainda, em caso de suspeita de Caixa 2, o Regional será acionado para fazer auditoria. A ação conjunta foi oficializada, na sede do Regional, pelo Presidente da Comissão de Reforma e Ética na Política da OAB-AM, Carlos Santiago, e o Presidente do Regional, Manoel Júnior. 

INFORMATIVO - CRCAM - JANEIRO DE 2016 - web@crcam.org.br - www.crcam.org.br

Fonte: www.crcam.org.br

Diagramação: Denis Maerlant - FALPE.com